O botão do fecho do cinto de segurança de carros precisam atender a altos padrões de qualidade para que esse componente essencial de segurança funcione corretamente. Apesar de ser submetido a simulações frequentes de stress mecânico em situação de uso real, a estabilidade do botão precisa ser 100% garantida ao longo da vida útil do carro.
Inspeção de amostras para controle estatístico do processo
Requisitos de Qualidade Assegurada
Qualidade assegurada para o botão deve ser o mais clara possível e deve ser informada imediatamente ao fabricante após a injeção do plástico. Pois, defeitos são somente detectados após a instalação do botão, levando a custos elevados de recall pois todo a conjunto de travamento do cinto de segurança precisa ser substituído. No pior cenário possível, o cinto de segurança não poderá ser mais usado.
Controle estatístico de processo
Amostragem aleatória garante a qualidade do processo produtivo, devido a questões financeiras e técnicas, não é possível inspecionar todos os botões produzidos. As dimensões selecionadas do componente são capturadas regularmente e os desvios são monitorados no mesmo momento. A análise estatística permite que o processo seja parado no momento ideal e também para uma identificação precoce de deterioração no processo. O formato da progressão de valores também fornece informação sobre as possível causas do defeito.
Características
Estas funcionalidades determinam a qualidade do botão:
- A estabilidade dimensional da forma, ex: a comparação entre os valores atuais e nominais, encontrados no modelo CAD
- Estabilidade que poderia ser potencialmente limitada pelas cavidades, se aplicável.
Inspeção convencional com uma máquina de medição por coordenadas
A precisão dimensional é verificada como padrão usando uma máquina de medição de coordenadas com sensores tácteis ou ópticos. Quanto mais dimensões forem registadas, tanto mais demorada é a inspecção. Se necessário, o componente pode também ter de ser reclampado. Além disso, estruturas ocultas são difíceis ou impossíveis de medir com uma máquina de medição de coordenadas sem destruir o componente. Os poros interiores não podem ser examinados.
O tempo necessário para inspecções regulares é multiplicado pela frequência da amostragem. Por outro lado, medições mais frequentes ajudam a estabilizar o processo, minimizar os desvios de tolerância e reduzir os desperdícios e os custos de seguimento de produção defeituosa.
Inspeção de CT com o ZEISS METROTOM
Com o tomógrafo computadorizado ZEISS METROTOM, todas as dimensões podem ser capturadas com um único escaneamento dentro do escopo do processo de controle da qualidade. Existe até a possibilidade de inserir múltiplos componentes sistema de CT e inspecionar todos de uma só vez. Dependendo do tamanho do componente, é possível capturar todos os dados de uma só vez. Além disso, dados adicionais podem ser inspecionados a qualquer momento utilizando os dados de voxel gerados para realizar análises adicionais. Se necessário, um sistema de código de cores pode ser usado para mostrar a comparação atual/nominal e fornecer uma visão da acuracidade dimensional do componente como um todo. Em particular, o ponto forte do ZEISS METROTOM: os resultados de medição são rastreáveis e atendem de maneira confiável aos padrões atuais de metrologia.