Normas de qualidade assegurada na indústria automotiva continuam a crescer ano após ano. Isso, em contrapartida, significa que as medições demandam mais tempo e esforço, inclusive na Peter Wahl Metall - und Kunststofftechnik. Para conseguir atender a demanda crescente de trabalho relacionada a garantia da qualidade, a empresa comprou uma máquina de medição ZEISS ACCURA multisensores, que permitiu o aumento da velocidade consideravelmente em todo o processo de medição.
Acelere o processo de medição na indústria automotiva com sensores ópticos da ZEISS
Desafio: aumento constante de tarefas de medição
"Medições demandam cada vez mais e mais tempo", disse Peter Kerber, Diretor Executivo da Peter Wahl GmbH 7 Co. KG. A época em que fabricantes automotivos aprovavam um lote após uma simples inspeção por amostragem inicial bem sucedida é coisa do passado. Agora, como parte das inspeções de requalificação, fornecedores com a Wahl sempre precisam fornecer provas anuais que cada um dos componentes atendem aos requisitos dos clientes. Como resultado, mais tempo e esforço é investido para complementar a inspeção por amostragem inicial. E tudo se combinada: aproximadamente 5.000 horas são gastas em medições todos os anos na Wahl.
Solução: mais medições ópticas
Ficou muito claro para a liderança da empresa que era necessário mais colaboradores e uma máquina de medição adicional. Depois de uma demo com a ACCURA multisensores na ZEISS, o Gerente de Qualidade Willi Sauer já estava convencido: o sistema da ZEISS iria proporcionar a flexibilidade que era necessária que a sua empresa precisava. O motivo: além da medição por contato, a máquina foi projetada para utilizar o cabeçote LineScan. Naquele momento, a máquina de medição e o cabeçote óptico ainda estava em fase de desenvolvimento, e foi assim que esta média empresa se tornou um cliente piloto. "Nós nunca duvidamos da nossa decisão em nenhum instante", conta o Gerente da Qualidade, dois anos depois. "Graças a esta máquina de medição, agora podemos realizar medições muito mais complexas, que antes não eram possíveis".
“Nem sempre é possível atingir todas as áreas relevantes com um sistema de medição por contato.“
Peter Kerber, Diretor Geral
Benefício: qualidade assegura mais rápida
A tecnologia de medição por contato e óptica se complementam, tornando possível a realização das medições na Wahl mais rapidamente. Por exemplo: o cabeçote por contato demorava 45 minutos para capturar todas as dimensões da alavanca de tensão do teto conversível. Agora somente algumas características são capturadas com medição por contato, e o restante das áreas são capturadas através de tecnologia óptica. O resultado: todas as dimensões obrigatórias do desenho assim como outras formas e tolerâncias de posição de componentes fabricados em compostos de plástico-metal são capturados em apenas 20 minutos. Ao utilizar o cabeçote LineScan já compensou para a empresa em outra maneira: "Nós nunca fomos capazes de alcançar as áreas necessárias usando uma máquina de medição por contato", explica Kerber. Nesses casos, a informação valiosa da geometria de um componente pode ser adquirida através da captura de superfícies como um todo - e o cabeçote ZEISS LineScan torna isso possível.
Atualmente, o trabalho da Peter Wahl GmbH & Co. KG abrange toda a cadeia do processo para componentes automotivos, da fase de projeto até a ferramenta e a construção do protótipo e, por fim, a produção em série. A empresa começou como fabricante de ferramentas, em 1962, e de lá para cá expandiu sua unidade em Kreuzwertheim, no norte da Bavária (Alemanha). Cerca de 350 funcionários desenvolvem e fabricam componentes metálicos e plásticos, além de peças metaloplásticas, para o setor automotivo. O desenvolvimento e a produção de ferramentas continua sendo um importante pilar da empresa. O tamanho dos lotes varia de um simples protótipo a 70.000 componentes automotivos por semana.