O processo de cirurgia ocular a laser
Tudo que você precisa saber antes de fazer uma cirurgia ocular a laser
Se você está pensando em fazer uma cirurgia ocular a laser para tratar um erro refrativo, provavelmente tem muitas informações e pesquisas para considerar. Mas não se sobrecarregue - dividimos as etapas e condensamos todas as informações importantes para ajudar você a tomar uma decisão informada.
Encontrando ajuda no meio do caminho
Decidir sobre a cirurgia ocular a laser não é fácil. Compreender cada etapa do processo de decisão ajudará na escolha do médico certo e do procedimento certo. Informar-se bem pode aumentar a confiança na decisão de fazer uma cirurgia ocular a laser. Clínicas e oftalmologistas também estão disponíveis para aconselhar e orientar durante o processo de tomada de decisão e podem responder a perguntas específicas sobre sua condição individual.
Preparando-se para o procedimento
Use esta lista de verificação para se preparar para tudo ao longo do caminho.
É normal ter receios
É normal se perguntar exatamente o que acontece durante a operação e ter receios a respeito dos riscos associados a ela. Pesquise sobre as várias opções e pergunte ao seu médico todas as perguntas sobre as quais você não tem certeza para ter tranquilidade. Uma vez agendada a data da cirurgia, o preparo é fácil. Esta lista de verificação vai ajudar a acompanhar todas as etapas necessárias antes de fazer a correção da sua visão.
O que precisa ser feito antes da cirurgia
- Encontre um médico: conforme mencionado, você pode encontrar um médico por indicação e recomendações positivas.
- Exame oftalmológico: marque a primeira consulta com um optometrista ou oftalmologista para discutir sua condição refrativa e faça um exame oftalmológico. Depois, é útil consultar seu médico novamente ou algum representante da clínica para fazer perguntas sobre todas as opções.
- Esclareça suas dúvidas: muitas clínicas podem responder a perguntas de acompanhamento por telefone. A prescrição do erro refrativo e o estilo de vida são fatores importantes na escolha da opção de tratamento mais adequada às suas necessidades individuais. Consulte seu médico e verifique se a opção preferida está disponível.
- Escolha um procedimento: é necessário discutir com seu oftalmologista qual tipo de cirurgia ocular a laser melhor se adapta às suas necessidades e expectativas.
- Plano de cirurgia: após todas as etapas, você pode agendar a cirurgia com a clínica.
- Retire as lentes de contato: recomenda-se parar de usar lentes de contato por pelo menos 2 a 4 semanas (dependendo do material da lente) antes da cirurgia.
- Prepare-se para a recuperação: a preparação para a recuperação pós-cirurgia pode incluir tirar o dia da cirurgia do trabalho, providenciar um meio de transporte alternativo para chegar em casa e ter alguém de acompanhante para ajudar em suas necessidades.
No dia da cirurgia
Etapas individuais do tratamento
A cirurgia ocular a laser é um procedimento de tratamento rápido. A cirurgia de fato dura entre alguns minutos a meia hora, dependendo da solução.
Aqui está um guia para cada etapa que ocorre normalmente numa cirurgia padrão: desde chegar ao centro cirúrgico até sair da sala de cirurgia.
Preparação no dia da cirurgia
No dia da sua cirurgia, a maioria dos médicos direciona seus pacientes para:
- Não usar maquiagem, perfume ou creme um dia antes e no dia do procedimento. Esses produtos podem deixar resíduos ao redor dos olhos e cílios, o que aumenta a chance de infecção.
- Usar roupas confortáveis.
- Fazer uma refeição leve e mantenha-se hidratado para garantir uma circulação estável para a cirurgia.
- Providenciar transporte para casa da cirurgia.
- Usar roupas confortáveis e sem maquiagem no dia da cirurgia.
O que esperar na sala de operação
Os pacientes ficam conscientes durante a cirurgia, mas normalmente é indolor. Para garantir isso, é aplicado colírio anestésico para anestesiar o olho. Um afastador palpebral é usado para que não seja necessário se preocupar em piscar durante a cirurgia.
Alguns pacientes relatam sentir uma leve pressão no olho quando o flap da córnea é criado ou quando a camada superior de células é removida. Quando o laser é iniciado, você pode ouvir cliques conforme os pulsos do laser.
Como o laser remove tecido para esculpir a córnea no LASIK e no PRK/LASEK, ele pode ter cheiro semelhante ao de um secador de cabelo, dependendo do dispositivo a laser usado. Dependendo do tipo de procedimento, pode-se passar de um laser para outro.
A última etapa da cirurgia ocular a laser difere dependendo da solução. No LASIK, o flap será colocado de volta no olho. Para aqueles submetidos à cirurgia PRK/LASEK, o médico colocará um contato de suporte no olho para ajudar na cicatrização.
Após a cirurgia
Ao sair da sala de cirurgia, os pacientes podem colocar um tampão ocular sobre os olhos operados nas primeiras horas após a cirurgia para protegê-los. Alguns pacientes relatam desconforto imediatamente após a cirurgia. O olho pode arder ou ter uma sensação estranha. Se causar muito desconforto, os médicos podem recomendar um analgésico leve. A visão continuará a melhorar e se estabilizar nos dias e semanas seguintes.
Dicas para a recuperação
O que esperar após cirurgia ocular a laser
O período de recuperação e a experiência são diferentes para SMILE, LASIK e PRK/LASEK. É útil perguntar a um oftalmologista antes da operação para explicar o plano de recuperação individual. Isso também ajuda a entender o que esperar após a cirurgia e a reconhecer possíveis complicações.
Em geral, com um pouco de descanso, abstendo-se de algumas atividades, como natação ou esportes de contato, e usando o colírio prescrito, o processo de cicatrização é bem-sucedido e sem complicações.
Primeiros passos após a cirurgia
A maioria dos médicos recomendará que você siga estas instruções após a cirurgia para apoiar o processo de cicatrização:
- Use transporte alternativo após a cirurgia
- Tente tirar uma soneca longa para manter os olhos fechados e descansados
- Resista à tentação de esfregar os olhos se sentir coceira
- Se você estiver sentindo algum desconforto ou dor leve, peça a seu médico um colírio ou um analgésico leve de venda livre
- Explique seus sintomas ao médico durante o check-up após a cirurgia ocular a laser
- Embora você note uma melhora na visão no mesmo dia da cirurgia, é normal que a visão fique um pouco turva e os olhos sejam sensíveis à luz nas primeiras 24 horas.
Dicas para uma cicatrização ideal
Embora o processo de recuperação após a cirurgia ocular a laser seja geralmente rápido e sem grandes complicações, há algumas coisas a serem lembradas para uma cicatrização ideal. Lembre-se de que o tempo de recuperação varia ligeiramente para cada paciente.
Dependendo da cirurgia, o médico pode recomendar que você tire alguns dias de folga do trabalho. Além disso, você deve considerar o seguinte:
- É recomendado dormir com o tampão ocular que você recebeu após a cirurgia por algum tempo para evitar coçar o olho durante o sono.
- Dar um tempo na prática de esportes ou em atividades de alta intensidade é útil para o processo de recuperação.
- Cremes e maquiagem devem ser evitados por algum tempo após a cirurgia. A duração desta precaução também depende do método de tratamento.
- Piscinas e saunas devem ser evitadas por algum tempo após a cirurgia.
Qualquer desconforto da cirurgia geralmente desaparece nos primeiros dias. Seu oftalmologista fornecerá informações e conselhos de recuperação específicos para a sua cirurgia e estilo de vida.
Check-ups pós-tratamento
O primeiro check-up pós-operatório normalmente será um ou dois dias após a cirurgia. Nesta consulta, o médico examinará o olho para ver como está cicatrizando.
Dependendo de como o olho começa a cicatrizar, podem ser prescritos colírios para prevenir infecções ou para melhorar a lubrificação dos olhos. Após esse check-up inicial, o médico recomendará marcar outra consulta de acompanhamento, na semana ou no mês seguinte, para verificar a visão e o processo de cicatrização.
Doe seus óculos
Após a correção bem-sucedida da visão a laser, seus antigos óculos de grau não são mais necessários. Em vez de deixá-los acumular poeira na prateleira ou jogá-los fora, considere doar os óculos velhos para alguma instituição de caridade em sua região.
285 milhões de pessoas no mundo têm problemas de visão e nem todas têm acesso igual a cuidados de saúde adequados - seus óculos podem ajudar as pessoas menos afortunadas.