Compreender a visão: investigação da ZEISS sobre os processos fundamentais da visão.
O ZEISS Vision Science Lab na Universidade de Tübingen na Alemanha realiza pesquisa básica na área da visão
Você sabia que muitos processos fundamentais da visão ainda não foram compreendidos por completo? O ZEISS Vision Science Lab é um laboratório de pesquisa baseado na Universidade de Tübingen na Alemanha. Foi criado para investigar os aspectos fundamentais de como a visão evolui, como a luz interage com o olho e as lentes dos óculos, e como o cérebro processa imagens em uma grande variedade de situações dinâmicas. Seu objetivo é desenvolver novos meios de oferecer uma visão natural e otimizada individualmente.
Baseado no Hospital Universitário de Tübingen, bem ao lado do campus universitário, o ZEISS Vision Science Lab foi criado em 2013 como um grupo de trabalho adicional de "Indústria no Campus". Lançado como parte da iniciativa de excelência da Universidade de Tübingen, ele representa um projeto colaborativo na interface entre pesquisa básica e aplicações industriais.
Mais de 200 milhões de pessoas usam lentes ZEISS em todo o mundo – um número que cresce a cada segundo. A ZEISS produz lentes para óculos personalizadas, capazes de corrigir inúmeros defeitos visuais. Para isso, a empresa conta com o conhecimento acumulado ao longo dos seus 160 anos de história, assim como inúmeras patentes e inovações em produtos, e mais de 100 anos de experiência como pioneira em cuidados visuais e oftalmologia. São considerados vários parâmetros para melhorar a acuidade visual, a sensibilidade ao contraste e visão de cores, a proteção UV e a qualidade visual ao anoitecer, à noite e em condições ambientais difíceis. O i.Profiler® da ZEISS utiliza tecnologia de frente de onda para gerar um perfil objetivo e personalizado do olho humano. Esses dados são usados, então, para produzir lentes oftálmicas ZEISS otimizadas individualmente.
A ZEISS almeja mais alto
Entretanto, o modo como nosso cérebro processa as complexas interações entre as ondas de luz, o olho e as lentes ainda não foi compreendido por completo. A ZEISS está convicta de que uma compreensão mais profunda sobre a forma como as imagens na retina são processadas no cérebro e como ocorrem defeitos de visão complexos entre o cristalino e a retina levará a avanços significativos no tratamento de defeitos visuais e da visão ruim. A equipe do ZEISS Vision Science Lab trabalha nesses tipos de aspectos fundamentais na interface entre pesquisa básica e aplicações industriais.
Por que a ZEISS escolheu Tübingen?
Como protagonista essencial do desenvolvimento moderno da oftalmologia, o Departamento de Oftalmologia do Hospital Universitário de Tübingen é uma das instituições mais respeitadas em seu campo na Alemanha e no mundo, com excelência na área de pesquisa e no fornecimento de cuidados. Compõe-se do Hospital dos Olhos da Universidade, administrado pelo Prof. Dr. Karl Ulrich Bartz-Schmidt, e do Instituto de Pesquisa Oftálmica, dirigido pelo Prof. Dr. Marius Ueffing.
Pesquisadores nesses dois centros trabalham de modo colaborativo para estudar as causas de doenças degenerativas, neoplásicas e vasculares dos olhos e do sistema visual em nível molecular, celular e sistêmico. As duas instituições trabalham em estreita colaboração, particularmente no domínio das doenças oculares raras.
Com esse grupo único de competências de pesquisa em neurologia, biologia, medicina, óptica oftálmica e visão, a excelência renomada da pesquisa universitária e sua colaboração intensiva com institutos de pesquisa não universitária nas imediações do campus, o cenário está definido para que o ZEISS Vision Science Lab realize pesquisa básica em um ambiente de pesquisa excepcionalmente eficaz e estimulante.
Os fundadores do ZEISS Vision Science Lab:
Siegfried Wahl
- Doutorado em Ciências Naturais, físico e neurobiólogo
- Diretor do ZEISS Vision Science Lab
Katharina Havermann
- Doutorado em Ciências Naturais, física e neurocientista
- Líder da equipe de Neurociência Visual
Arne Ohlendorf
- Doutorado em Ciências Humanas, optometrista e pesquisador da área da visão
- Líder da equipe de Óptica Visual