Lentes antigas e armações novas. É possível?
Se você não gosta mais das armações de seus óculos, mas as lentes ainda estão perfeitas para sua visão, como a sua óptica pode ajudar na busca por um novo modelo?
A moda muda em um ritmo cada vez mais rápido. E não estamos falando apenas de roupas e calçados, o mesmo vale para armações de óculos. Se os modelos slim eram os produtos que faziam a cabeça das pessoas há dois anos atrás, hoje são os modelos com armações maiores que estão na moda. E quem vai saber qual será a tendência do ano que vem? Mas nem sempre é necessário comprar um novo óculos. Em certos casos, uma óptica pode colocar as lentes de seus óculos atuais, que lhe conferem uma visão ideal, em uma nova armação.
Mudanças na moda acontecem tão rápido que muitas vezes não é fácil manter-se atualizado. Se as roupas coloridas hoje são a última tendência, não vai demorar muito tempo para que atraiam olhares desconfiados. Mas não são apenas jeans, vestidos, blusas, camisas e sapatos que são afetados por tendências da moda. Armações de óculos são outro acessório que surgem constantemente novas tendências. E isto acontece sempre, de repente você não gosta mais do seu atual modelo de óculos. Mas será que isso significa necessariamente que você precisa de um novo óculos? "Sob certas condições, é possível colocar lentes de óculos antigas em armações novas", diz Heike Rudolph, da Niemand Optik em Charlottenburg, Berlim.
Certos dados de centralização, desempenham papel significativo nesses casos. Com o objetivo de otimizar o desempenho das lentes modernas, o ponto de perspectiva exato deve ser determinado com precisão. Com o aumento da frequência, tal precisão exige a implementação de tecnologia, tais como sistemas de medição de alta precisão.
Exemplos de lentes modernas são as lentes medidas e personalizadas individualmente, como as lentes progressivas Individual da ZEISS.
Com o objetivo de otimizar o desempenho óptico de lentes personalizadas, a óptica faz um registro dos seguintes dados de centralização: a distância entre o centro da pupila e o centro da armação, a distância entre a borda inferior e o centro da pupila, a distância entre a lente e a córnea, o ângulo entre a superfície da lente e a linha vertical de visão (termo técnico: inclinação), bem como o ângulo entre a superfície da lente e a linha horizontal de visão (referida como a curvatura). Essa extensa lista de dados de centralização demonstra a funcionalidade altamente sensível das lentes modernas e demonstra a importância da interação entre os olhos, as lentes de óculos e as armações adequadas. Portanto, são poucos os casos em que as antigas lentes personalizadas podem ser colocadas em novas armações. A opção de colocar lentes de óculos antigas em armações de óculos novas é mais provável no caso de lentes de visão simples, porque somente a distância interpupilar tem que ser idêntica. No caso de lentes de visão simples, os demais dados de centralização não são geralmente necessários. "É claro, a força das lentes também desempenha um papel decisivo", diz o especialista Heike Rudolph. "Quanto maior o efeito óptico de uma lente, mais restritas são as tolerâncias na produção dos óculos".
Lentes progressivas são ainda mais problemáticas. "Neste caso, as tolerâncias são, infelizmente, ainda mais restritas, porque apesar de serem muito pequenas, as lentes devem permitir a visão precisa à distância, de perto e intermediária", diz Heike Rudolph. A lente de um óculos é uma obra-prima, porque não só deve corrigir simultaneamente a miopia, a hipermetropia e a presbiopia, mas também proporcionar uma visão clara em todas as distâncias. "Neste caso, só há muito poucos casos em que é possível colocar lentes de óculos antigas em novas armações", diz a especialista de Berlim.
A condição das lentes é um outro fator a ser considerado. Elas não podem estar muito riscadas, porque o reajuste sujeitará a superfície a outras deformações. A inserção de novas lentes em armações antigas, por outro lado, não apresenta nenhum outro tipo de problema. Qualquer um que tenha encontrado armações de óculos que lhes convém e com as quais estão completamente felizes pode colocar nelas novas lentes. Desde que o material ainda esteja bom, não há nada que impeça a troca.