Qual é a diferença entre as lentes individualizadas e as disponíveis no mercado?
Como os óculos podem ajudar você a recuperar a sua visão natural.
Para saber se uma lente é personalizada ou "de prateleira", basta olhar para ela. Onde está a diferença? Que usuários de óculos têm mais a ganhar com lentes de óculos otimizadas individualmente? MELHOR VISÃO fez essa pergunta a Volker Gahr, Gerente de Produto Sênior da Carl Zeiss Vision.
MELHOR VISÃO: Sr. Gahr, o que diferencia as lentes de óculos personalizadas das lentes comuns?
Volker Gahr: Bem, é claro que todas as lentes de óculos convencionais são, em certa medida, feitas sob medida para seus usuários. Isso ocorre porque, basicamente, é preciso seguir uma prescrição, ou seja, obter o grau correto na posição correta na armação selecionada para proporcionar ao usuário uma visão melhor. Se outro usuário colocasse no rosto os meus óculos, ele provavelmente não obteria uma ótima visão. Quando nos referimos a lentes "otimizadas" individualmente, estamos falando de levar em consideração no design óptico outras informações pessoais do usuário que sejam relevantes, calculando as superfícies de lente que atendem às suas necessidades.
Como regra geral, o oftalmologista realizará uma refração e prescrevem a lente.
Que lentes são necessárias?
- Lentes monofocais para visão de longe
- Lentes monofocais para visão de perto (p. ex.: óculos para leitura)
- Lentes progressivas
- Que dioptria, cilindros especiais...
A próxima etapa é a escolha da armação pelo usuário. Mas a abordagem tradicional não vai além disso. Naturalmente, ao prescrever um par de óculos da loja o oftalmologista medirá o ponto visual dos dois olhos na armação selecionada, para garantir a correta produção das lentes que ele encomendará de uma empresa como a ZEISS. Mas a posição final das lentes nos olhos do usuário – que é determinada pelo estilo de armação escolhido– não será levado em consideração no cálculo das lentes.
Quando nos referimos a lentes "otimizadas" individualmente, estamos falando de levar em consideração no design óptico outras informações pessoais relevantes do usuário, calculando as superfícies ideais de lente que atendem às suas necessidades.
MELHOR VISÃO: Então, o maior diferencial das lentes otimizadas individualmente é a maneira como elas são aplicadas sob medida à armação...?
Volker Gahr: Essa é, sem dúvida, uma diferença importante, mas não é a única. Quanto mais a ZEISS entende como um usuário de óculos olha através da lente na armação selecionada, mais precisamente as lentes podem ser fabricadas para que o usuário obtenha a melhor e a mais natural visão possível. Isso significa que ele obtém um instrumento auxiliar de visão perfeito, feito sob medida para atender precisamente às suas necessidades. Mas, para isso, o optometrista precisa determinar, além do ponto no qual o usuário foca ao olhar para frente através das lentes, outros parâmetros individuais que precisam ter a precisão de 1/10 de milímetro!
Por exemplo, que distância os olhos tendem a manter em relação a um livro ou a uma tela de computador? Exatamente em que altura o usuário olha através das lentes na armação que escolheu? Como a inclinação da armação afeta a visão do usuário? Isso depende não só da armação, mas também do formato do rosto da pessoa. Qual é a distância do vértice posterior, ou seja, a distância entre a superfície posterior da lente e a parte da frente da córnea? Qual é a curvatura da armação? É necessário fazer medições precisas das dimensões da armação e da altura e largura da lente.
Eles vão agradecer.
1.5
1.5
1.6
1.6
1.7
1.67
1.9
1.74
Quanto mais preciso for o cálculo de todos os parâmetros feito pelo optometrista, mais precisamente a óptica, ou seja, o design da lente, pode ser otimizada pela ZEISS. Para garantir que a armação e as lentes não acabem em outra posição sobre o nariz do usuário, a posição da armação na ponte do nariz é ajustada pelo optometrista antes do cálculo dos dados adicionais.
MELHOR VISÃO: Medir todos esses parâmetros não leva um século? E como as medições podem ser tão exatas?
Volker Gahr: É aí que a tecnologia entra em cena. O i.Terminal® 2 – o sistema de centramento da ZEISS – usa uma câmera de alta tecnologia para obter imagens objetivas do usuário e da moldura, frontal e lateralmente. Então, o software mede todos os dados de centramento importantes e salva-os em um arquivo. O i.Terminal® 2 tem precisão de 1/10 de milímetro, mas todo o processo de medição é na verdade muito rápido, ou seja, o software oferece rapidez e proporciona dados extremamente precisos de todos os parâmetros importantes.
MELHOR VISÃO: E como isso leva a uma lente otimizada individualmente?
Volker Gahr: O optometrista reúne todos os dados de medição da refração, do centramento e, em alguns casos, da medição objetiva usando o i.Profiler®. Quando todas as características – como o material/tipo da lente, o tipo de revestimento e qualquer cor ou tonalidade que possa ser necessária – estão claramente definidas, todos os dados são enviados para a ZEISS. É aí que as lentes são calculadas individualmente, de acordo com as especificações do profissional de ótica, e fabricadas com uma tecnologia de produção de alta tecnologia conhecida como tecnologia de forma livre. A ZEISS foi um dos pioneiros no desenvlvimento dessa tecnologia e até hoje nós nos empenhamos pelo aprimoramento contínuo do método, para torná-lo ainda melhor.
Com a tecnologia de forma livre, é possível produzir as lentes exatamente conforme as especificações para o usuário de óculos e na moldura que ele escolheu. Isso proporciona a recuperação da visão mais natural possível para o usuário e, sobretudo no caso de lentes progressivas, cria as faixas de visão mais amplas e mais nítidas para objetos a qualquer distância. Não é possível obter uma visão relaxada e natural sem a perfeita harmonia entre a armação, as lentes, as necessidades visuais individuais e o formato do rosto do usuário. Com uma solução imperfeita, o usuário pode ter que fazer mais esforço para fundir as impressões individuais de cada olho em um todo coerente. Isso pode ocorrer em função de má adaptação às lentes, causando dor de cabeça e tensão ao usuário
A ZEISS foi um dos pioneiros no desenvlvimento dessa tecnologia e até hoje nós nos empenhamos pelo aprimoramento contínuo do método, para torná-lo ainda melhor.
MELHOR VISÃO: Então, a qualidade que distingue as lentes progrssivas depende dos parâmetros individuais incorporados a cada lente?
Volker Gahr: Exatamente. Como termo de comparação, imagine-se olhando através de um telescópio. Você está vendo através de um instrumento óptico sofisticado, mas, se o telescópio não estiver à distância certa do seu olho, sua visão embaçará. Ou imagine-se olhando pelo buraco de uma fechadura. Você só obtém uma visão boa e relaxada se posicionar os olhos perto do buraco da fechadura. A vantagem da lente progressiva otimizada individualmente é uma melhor adaptação do usuário, logo no começo. É claro que todos precisam de algum tempo para se acostumar com novas lentes progressivas – e esse tempo pode variar significativamente de um caso para outro–, mas uma lente progressiva individualizada acelera bastante o processo.
MELHOR VISÃO: Uma última pergunta: que tipo de usuário de óculos se beneficia mais das lentes de óculos otimizadas individualmente?
Volker Gahr: De modo geral, pode-se dizer que todos obtêm a melhor solução possível optando por lentes de óculos otimizadas individualmente. Contudo, quanto mais alto o grau e mais complexa a prescrição, melhor se percebe o ganho de desempenho em relação às lentes de óculos convencionais e mais provável se torna a obtenção de uma visão relaxada e sem estresse.
Pessoas com problemas de visão noturna também podem usar nossa tecnologia. Scription®, que permite otimizar individualmente a potência da lentes para visão noturna ou em condições de pouca luz. Isso é particularmente importante para aqueles que precisam de um grau diferente quando as pupilas estão muito dilatadas. Defeitos visuais individuais podem ser corrigidos com etapas adicionais de otimização de lentes.
Mas muitos outros tipos de clientes também podem se beneficiar das lentes otimizadas individualmente. Lentes para uso em escritório. Essa aplicação nos permite otimizar as lentes para cada necessidade ocupacional individual, sobretudo nas faixas de média distância usadas para o uso de computadores e atividades semelhantes. Discutir a sua história clínica com o oftalmologista e o profissional de ótica é muito importante nesse contexto, porque ele precisa formar uma ideia muito clara das suas necessidades visuais individuais e de como atendê-las.