Só os seus óculos fazem isso!
Lentes de contato são uma boa alternativa aos óculos, mas ainda existem algumas soluções de visão que só os bons e velhos óculos possibilitam.
Lentes para óculos e lentes de contato conseguem fazer cada vez mais. Ao se tornar continuamente mais precisas e individualizadas, essas duas soluções de visão podem agora compensar deficiências visuais de maneira ainda mais eficaz. Elas são quase tão naturais quanto não usar nada: seja para miopia (dificuldade em ver de longe), hipermetropia (dificuldade em ver de perto) ou presbiopia (perda gradual da capacidade de focar objetos próximos com o avançar da idade). Normalmente, a decisão de usar óculos ou lentes de contato é uma questão de gosto ou hábito. Você sabia que, na verdade, existem algumas deficiências visuais que só podem ser corrigidas adequadamente por óculos? Mas isso já não é problema hoje em dia. Uma ampla gama de armações cheias de estilo está disponíveis e os tempos em que as lentes tinham que ser tão espessas quanto os muros de uma fortaleza são longínquos. Ao procurar o modelo perfeito, você deve buscar algumas características. Um par de óculos confiável é indispensável para momentos de diversão, jogos e a prática de esportes.
Presbiopia: lentes progressivas versus lentes multifocais
As lentes progressivas e as lentes de contato multifocais são maravilhas da óptica. Em uma única lente, elas corrigem dois defeitos de visão: a dificuldade de ver objetos próximos e a de visão remota.
As lentes progressivas podem fazer isso graças ao seu design. O olho observa pela zona de visão correspondente e é devidamente corrigido. E, quanto mais precisa a personalização da zona de visão para o usuário e a armação, mais natural se torna a sua visão.
As lentes de contato multifocais funcionam de uma forma totalmente diferente. Elas entram em contato direto com os olhos e se movem junto com eles. Em geral, pode-se dizer que há três métodos para transformar lentes de contato em lentes de contato multifocais com diferentes potências para a visão de perto e de longe.
- O método de monovisão é a solução mais antiga e, ainda assim, a mais simples: uma lente de contato para visão de perto em um olho e outra, esta para visão de longe, no outro. O resto fica por conta do desenvolvimento do hábito e do cérebro. É importante notar que essa "monovisão" prejudica a visão 3D. Se há uma diferença muito grande entre o olho esquerdo e o direito, essa solução não funciona. E se você quer obter sua carteira de habilitação, é claro que a correção perfeita do seu desempenho visual é muito importante.
- Os sistemas de visão alternada dão um passo à frente. Esse método só funciona com lentes de contato rígidas, que estão renascendo nos dias de hoje. A lente é produzida de forma a ser mais pesada na parte inferior, para que não gire nos olhos. A potência para visão de perto é incorporada à parte inferior da lente. A potência para visão de longe é integrada à parte superior. Um ajuste perfeito é necessário para que a lente fique confortável no olho.
- O sistema de visão simultânea é o melhor da categoria, integrando o máximo em requinte óptico com a ajuda de lentes que combinam as potências individuais para visão de longe e de perto. Designs diferentes são usados. As duas distâncias, para perto e longe, são dispostas em anéis circulares na lente. Em alguns designs, a zona de visão de longe se localiza no centro e a zona de visão de perto está nas bordas. Estes são os designs mais comuns. Existem lentes com um anel para a zona de transição intermediária ou com potências que se alternam em cada anel.
A percepção das duas potências é simultânea. Nosso cérebro se acostuma a ver a imagem "certa" de perto e de longe.
O ajuste personalizado das lentes de contato multifocais por um profissional de cuidados visuais qualificado também é absolutamente necessário, como parte de uma consulta detalhada. As lentes multifocais devem ser ajustadas ao tamanho exato da pupila.
Não obstante, quando se trata de presbiopia, às vezes os óculos com lentes progressivas são a melhor escolha. Lentes de contato multifocais não funcionam para todos, porque nem todos os cérebros são capazes de "alternar" sem esforço entre perto e longe. Em geral, quem já usa lentes de contato tem mais facilidade de se adaptar a lentes de contato multifocais. Pessoas mais velhas e com diferenças substanciais na potência do grau sentem-se melhor com óculos. No início, as pessoas que optam por lentes de contato multifocais precisam de mais tempo e paciência do que as que escolhem lentes progressivas.
Além disso, os designs das lentes progressivas são mais flexíveis e mais fáceis de usar. Soluções especiais para óculos funcionam apenas parcialmente com lentes multifocais, p. ex., soluções para pessoas que trabalham à frente de um computador, suporte visual especial na zona de perto, como as lentes digitais, ou designs otimizados para dirigir com segurança, como as lentes DriveSafe.
Veja melhor à noite: mais contraste e menos ofuscamento
Muitas pessoas percebem que suas lentes de contato não estão oferecendo uma visão perfeita à noite. As lentes para óculos podem ser otimizadas para a visão noturna, p. ex., com a tecnologia i.Scription. Também é possível melhorar o contraste. O ofuscamento irritante ao usar óculos pode ser reduzido com revestimentos especiais ou, para os óculos de sol, com filtros polarizadores.
A solução ideal para heteroforia associada? Óculos!
Heteroforia associada: trata-se de um problema que afeta muitas pessoas e muitas vezes não é corrigido. Trata-se de uma problema de visão no qual os eixos visuais dos dois olhos não são paralelos. Isso não é visível para os outros. A heteroforia associada limita a visão espacial, obrigando os músculos dos olhos e o cérebro a trabalhar continuamente para evitar imagens duplas. Quando não diagnosticada, a heteroforia pode gerar muitas dificuldades para a pessoa afetada. Muitas vezes, causadores de cabeça crônicas e tensão muscular. Uma solução possível são os prismas, que podem ser incorporados nas lentes. Eles otimizam a interação entre os dois olhos. Depois de se acostumar com as lentes, é possível desfrutar novamente de uma visão perfeita e sem estresse. As lentes de contato não podem fazer isso porque se movem com os olhos. Os prismas precisam ser centralizados com precisão nas lentes para oferecer suporte ideal ao olhar para frente.
Astigmatismo: óculos ou lentes de contato?
Com o astigmatismo, a visão torna-se turva e tudo parece distorcido. É aí que entra em cena a potência cilíndrica das lentes de óculos. Elas refratam a luz em diferentes direções. Além de dados sobre hipermetropia ou miopia, a prescrição também indica em graus a força e a posição da potência do cilindro. As lentes tóricas, que são m tipo específico de lentes de contato, permite, a correção do astigmatismo. No entanto, com lentes de contato, o uso de altas potências cilíndricas resulta em imagens instáveis, embora elas evitem, efetivamente, a necessidade de lentes de óculos espessas. Os óculos tornam a visão mais estável. Mas, em última instância, quem decide a solução certa é o usuário.
Por exemplo, lentes de contato são a melhor escolha para esportes, porque as chances de ferimentos e as restrições são menores. Você já viu algum jogador de futebol profissional de óculos? Em alguns casos, lentes de contato são preferíveis, apesar da menor precisão na correção. Lentes de contato para praticar esportes e óculos para relaxar em casa.
Gravidez
Você sabia que a curvatura da córnea pode mudar durante a gravidez? Os hormônios causam inchaço nos olhos. As alterações hormonais que ocorrem durante a gravidez também podem influenciar a produção de lágrimas, o que pode causar olhos secos. Tudo isso faz com que o uso de lentes de contato se torne bastante desagradável. De fato, ele pode até mesmo prejudicar os olhos. Mulheres grávidas que usam lentes de contato e apresentam esses sintomas devem consultar seu profissional de cuidados com os olhos. O uso de óculos pode proporcionar alívio.
Um único par de óculos para ambientes internos e ao ar livre
Usando óculos ou lentes de contato, todos nós precisamos da proteção que as lentes dos óculos de sol proporcionam! Além da íris, os óculos de sol protegem o olho inteiro, incluindo a conjuntiva, contra os danos e a inflamação causados pelos raios UV. Óculos com lentes fotossensíveis podem ser a melhor solução para quem não quer tirar e colocar seus óculos de sol o tempo todo. Moléculas especiais aplicadas às lentes adaptam-se à luz solar.
Seja qual for a solução visual escolhida, é importante consultar seu profissional de cuidados com os olhos. Ele saberá exatamente do que seus olhos precisam para superar os desafios do dia a dia. Isso ajudará você a encontrar a solução certa para a sua visão, sejam óculos ou lentes de contato.