A proteção UV no dia a dia
Vidros de janelas, roupas e óculos – O que bloqueia a radiação UV? O que não bloqueia?
Estamos cercados de radiação UV sempre que estamos em ambientes externos – mesmo em dias nublados. Embora a radiação UV tenha efeitos positivos, em excesso, ela pode ser nociva para o seu corpo de várias formas diferentes. É por isso que nos protegemos com óculos de sol e protetor solar. O que é realmente eficaz para o bloqueio da radiação UV? MELHOR VISÃO responde a questões como: os vidros de janelas e as janelas dos carros fornecem uma proteção UV eficaz? O que é importante ao escolher um par de óculos com proteção UV? Manter-se à sombra reduz a exposição à radiação? E as roupas ajudam a proteger o corpo contra os raios UV? Em caso afirmativo, como?
O sol está brilhando e não há uma única nuvem no céu – em dias assim, muita gente usa óculos de sol e protetor solar quando passa períodos mais longos em ambientes externos. Contudo, a radiação UV não é encontrada apenas em ambientes externos; os raios UV podem atravessar suas janelas. Embora a maior parte dos vidros proporcione algum grau de proteção UV, uma parte da radiação UV nociva – a radiação UVA – atravessa sem ser filtrada. Você pode observar esse fenômeno em roupas expostas em vitrines durante um período de tempo mais longo: a luz solar provoca o desbotamento das cores.
A melhor proteção UV para os seus olhos
A radiação UV pode danificar os seus olhos e a sua pele – e não apenas quando o sol está brilhando. Portanto, não somente as lentes de óculos de sol, mas também as lentes transparentes, devem conter um filtro UV especial com uma proteção de até 400 nm1, para proteger de forma eficaz os seus olhos contra a radiação UV. Contudo, quando se trata de óculos de sol, a proteção UV não deve ser confundida com a proteção contra o ofuscamento: mesmo os óculos de sol sem um filtro UV reduzem a intensidade da luz solar e, consequentemente, protegem contra o ofuscamento. No entanto, isto minimiza somente o brilho e não o nível de radiação UV. Os raios UV não só atravessam como às vezes são ainda mais nocivos do que sem óculos de sol. As lentes escuras podem fazer com que a pupila dilate, deixando passar ainda mais luz UV. Certifique-se de comprar apenas lentes de óculos de sol com proteção máxima contra ofuscamento, reflexos e radiação UV nociva. Ao comprar lentes de óculos de grau, sempre verifique se oferecem uma proteção UV de até 400 nm1. Se o vendedor não souber informar ou fornecer apenas detalhes muito vagos quanto ao nível de proteção oferecido pelas lentes dos óculos de sol, é preferível não comprá-las.
A radiação UV no carro e em ambientes internos – como proteger os olhos
A maior parte dos carros oferece uma proteção UV muito limitada. Os vidros vêm equipados com um bloqueador de UV eficaz que protege tanto contra a radiação UV-B como contra a UV-A. Desde a década de 1980, por exemplo, o vidro dianteiro de todos os carros na Alemanha vem equipado com uma película transparente que bloqueia toda a radiação UV-B e quase toda a radiação UV-A.
Contudo, isso não é suficiente para uma proteção UV completa no seu carro: a maior parte das janelas laterais e traseiras não contém nenhum filtro UV tanto para radiação UV-A como para UV-B. Consequentemente, essas janelas sem tratamento podem permitir a passagem de até 80% da radiação UV-A. Nem mesmo os vidros coloridos são um meio de proteção eficaz, uma vez que filtram apenas cerca de 40% da radiação UV-A.
Assim, a radiação UV não é uma preocupação somente quando você desfruta de um dia ensolarado na praia – ela pode ser encontrada em toda a parte, independentemente da hora do dia. O protetor solar e as roupas podem ajudar a proteger a sua pele contra os raios UV nocivos. Quanto mais apertada a trama, maior o nível de proteção (explicaremos com mais detalhes em seguida). No entanto, seus olhos ainda precisam de lentes de grau ou óculos de sol com proteção UV.
A sombra oferece proteção suficiente contra a radiação UV?
Embora exista menos radiação UV na sombra do que na luz solar direta, até 50% da radiação UV nociva pode continuar a atingir você. É possível até mesmo receber uma dose nociva de radiação UV debaixo de um guarda-sol ou de um toldo. Os edifícios, a água e a areia refletem até 85% da radiação. A radiação UV atravessa a superfície da água, por isso tenha cuidado ao nadar: a uma profundidade de um metro, a radiação UV-A continua a ter uma intensidade de 75% e a radiação UV-B uma intensidade de 50%. Certifique-se de cobrir o rosto e o corpo com um creme com proteção solar adequada. Uma vez que existem diferentes tipos de radiação UV e as pessoas reagem de forma diferente a eles segundo o seu tipo de pele, os protetores solares foram especialmente adaptados para atender a essas necessidades.
Qual o melhor protetor solar para mim?
A melhor forma de proteção solar depende em grande parte do seu tipo de pele e, em particular, do tempo de autoproteção da sua pele. O “tempo de autoproteção” diz respeito ao tempo durante o qual a sua pele pode ficar exposta ao sol sem queimar. Pessoas com pele e cabelo claros (loiro, ruivo, castanho claro) apresentam um tempo de autoproteção mais curto do que as pessoas com tipos de pele e cabelo mais escuros (castanho, preto). Uma pessoa loira e de pele clara apresenta um tempo de autoproteção de cerca de dez minutos. O fator de proteção solar (FPS) de um protetor solar diz quanto tempo você pode permanecer ao sol sem surgirem queimaduras solares. Por exemplo, um protetor solar com um fator de proteção 30 aumenta o tempo de autoproteção da pele por um fator de 30, ou seja, um tempo de proteção de 10 minutos multiplicado por 30 equivale a 300 minutos (cinco horas) – esse é o período de tempo em que o protetor solar protege a sua pele contra lesões.
Veja como determinar o seu fator de autoproteção ideal: divida o período de tempo em que planeja permanecer ao sol pelo seu tempo pessoal de autoproteção para encontrar o FPS indicado para você. Se uma pessoa de pele clara com um tempo de autoproteção de 10 minutos pretende relaxar na praia durante cerca de 150 minutos, um fator de autoproteção 15 é suficiente.
Existem também roupas UV especiais com bloqueador UV para nadar ou permanecer em ambientes externos por períodos mais longos.
A roupa ajuda a bloquear os raios UV
A roupa é uma boa forma de proteção solar para ambientes externos. Juntamente com um bom par de óculos de sol para os seus olhos e protetor solar para a pele, você desfrutará de uma proteção eficaz para todo o corpo – contanto que esteja vestindo a roupa certa. Embora qualquer peça de roupa proteja você contra a radiação UV nociva, o grau de proteção depende de dois fatores: da trama e da espessura do tecido. Lembre-se da seguinte regra: quanto mais apertada a trama, menos radiação UV atinge a sua pele. Embora as camisetas de algodão ou linho branco sejam especialmente populares em dias quentes, elas ofercem uma proteção fraca e deixam passar uma grande parte da radiação UV. Roupas de fibras sintéticas como o poliéster oferecem uma melhor proteção, pois podem ser fabricadas e processadas com fibras tecidas em tramas mais apertadas. A densidade das fibras de algodão depende do próprio algodão. Entre os materiais naturais, a seda natural oferece o melhor fator de proteção UV, pois as fibras contêm componentes filtrantes que refletem e absorvem os raios UV. O “fator de proteção ultravioleta” (FPU) indica o nível de proteção oferecido pela roupa UV especial. Ele indica quanto tempo você pode permanecer no sol sem sofrer seus efeitos nocivos, como o fator de proteção solar de um protetor solar. Ao comprar roupa especial ou roupa de natação com proteção UV, certifique-se de que ela apresenta a classificação 801 padrão de UV além do fator de proteção solar. Isto garante que a sua roupa irá apresentar proteção UV não apenas quando está seca, como também quando está esticada e molhada. Desta forma, a radiação UV será bloqueada de forma eficaz em qualquer situação.
-
1
Uma série de organizações e estudos sobre saúde recomendam uma proteção avançada contra a radiação UV até os 400 nm. Entre elas estão: a Organização Mundial de Saúde (OMS), a Comissão Internacional para a Proteção contra a Radiação Não Ionizante (ICNIRP) e a Health Physics. (2004): 87(2) 171-186, Conferência Americana de Higienistas Governamentais e Industriais (ACGIH), ISO 21348 (definições de categorias espectrais de radiação solar), norma australiana para lentes solares AS/NZS 1067:2003