Ler com iluminação fraca prejudica seus olhos?
É uma crença popular que quase todos ouviram: No entanto, os estudos mais recentes mostram que não é totalmente verdade.
O inverno é provavelmente a melhor época para ficar lendo um bom livro, especialmente à luz de velas ou luz suave de um abajur. E as crianças gostam de se esconder debaixo das cobertas com uma lanterna de bolso. No entanto, o prazer de se enterrar em um livro é frequentemente diminuído pelo receio de que fazendo isso pode prejudicar nossos olhos. Quase todos já ouviram uma vez ou outra: "Acenda a luz ou vai prejudicar seus olhos." Mas não precisa se preocupar – ler na penumbra não prejudica seus olhos de forma alguma. No entanto, se você precisa de óculos de leitura, deve usá-los.
Os cientistas ainda argumentam sobre esta questão atualmente: Mas não há razão alguma para se preocupar. Não há atualmente nenhuma evidência que sugira que ler com luz fraca prejudica seus olhos. ler com luz fraca exige mais esforço dos olhos para discernir as palavras. Isso torna a leitura mais árdua e os olhos se cansam com mais rapidez, possivelmente resultando em olhos vermelhos e dores de cabeça. Apesar disso, os próprios olhos não sofrem deste processo, de acordo com um estudo publicado por cientistas americanos no famoso periódico British Medical Journal.
Mas por que os nossos olhos não são prejudicados por esforço adicional? Para entender isso, precisamos dar uma olhada em como nossos olhos funcionam. Ao tentar discernir as letras em condições deficientes de iluminação, duas partes específicas do olho são usadas:: o músculo ciliar que precisa manter o cristalino instruído para ler letras e os próprios fotorreceptores. Em luz fraca ou deficiente, os bastonetes sensíveis à luz são particularmente importantes. Eles exigem um pigmento especial, rodopsina, também conhecida como púrpura visual. A estrutura molecular muda quando a luz ambiente é reduzida. ler com luz fraca é muito mais extenuante. No entanto, isso não prejudica os olhos, pois eles podem relaxar e recuperar assim que eles se fecham.
Então, se você ama ler um bom livro com luzes fracas, não precisa se preocupar com seus olhos. Da mesma forma, é bom dar uma folga para seus órgãos visuais de vez em quando, deixando o livro de lado por um momento e fechando seus olhos, ou fazendo um pequeno treinamento visual . Isso toma apenas poucos minutos e seus olhos se sentirão renovados e prontos para agir novamente. E os pais não precisam se preocupar com seus filhos quando eles leem debaixo das cobertas com uma lanterna de bolso - no máximo pode ser mais difícil que o normal acordá-los no dia seguinte!
Mas não importa se a luz é fraca ou forte, se precisar segurar o livro longe dos olhos para conseguir ver as letras, então você precisa usar óculos de leitura – À medida que envelhecemos, os cristalinos dos nossos olhos perdem elasticidade, reduzindo assim sua capacidade de se curvar ou "acomodar", significando que eles não podem mais se ajustar a distâncias próximas. As pessoas com este problema encontram dificuldade em focalizar em distância curta. Para garantir a melhor experiência de leitura possível, é importante que você use óculos de leitura personalizados por um técnico em óptica.