Obtenha a melhor proteção para seus olhos
Muito sensíveis e absolutamente insubstituíveis: As ameaças aos olhos são múltiplas e podem impor consequências desastrosas
Qualquer coisa pode acontecer a seus olhos em um instante, seja no local de trabalho ou em atividades recreativas e esportivas. É certo que nossos órgãos da visão são muito valiosos para serem expostos a qualquer risco desnecessário. Aqueles que optam por cuidados adequados estão do lado seguro.
Um ditado alemão frequentemente utilizado - “Das kann ins Auge gehen” (literalmente, “Isso pode entrar em seus olhos,” que, na verdade, significa “Isso pode dar errado”) acerta em cheio a questão: de fato, nossos olhos estão expostos a toda sorte de riscos. O poder dos raios solares não deve ser subestimado. Naturalmente, eles nos instigam a sair de casa, eles acariciam o mar e eles colocam um sorriso em nossos rostos. Infelizmente, onde existe uma face brilhante, também existe uma face sombria. Os raios ultravioletas , raios UV, podem ser especialmente nocivos para nossos olhos.
Proteção para os Olhos contra o Sol
A luz solar é a fonte mais significativa de radiação UV e pode danificar vários tecidos oculares. A superfície do olho (cegueira da neve), os cristalinos (catarata, também conhecida como opacidade) e a retina (maculopatia solar, degeneração macular) são, em particular, perigosas.
A luz UV consiste de luz UV-A (produz o bronzeamento da pele, mas também seu envelhecimento), luz UV-B (produz as queimaduras solares e o câncer de pele) e luz UV-C (esses são os raios mais perigosos, mas são quase que completamente bloqueados pela camada de ozônio).
O que quase ninguém sabe: Os olhos também podem se queimar. A córnea e a conjuntiva são as mais afetadas. O risco mais alto é sempre quando a luz solar é fortemente refletida, algo que pode ocorrer em uma paisagem coberta de neve ou quando se fica muito tempo na água ou perto dela.
Entretanto, com os óculos corretos, qualquer um pode proteger de maneira ideal os seus olhos dos raios UV nocivos. O que você deve ter em mente ao comprar um par de óculos de sol:
- Proteção UV: Óculos de sol que absorvam, pelo menos, 99% dos raios UV ou raios de luz até 400 nm.
- Filtro amarelo: Também denominados de bloqueadores azuis, pois eles bloqueiam toda a luz azul. Como resultado, o olho percebe os arredores em uma cor amarelada. Benefício: Contraste melhor para objetos muito distantes, especialmente em um dia nublado ou nevado. Mais adequado para esquiadores, caçadores, marinheiros e pilotos.
- Filtros de polarização: Eles bloqueiam luz difusa. Por exemplo, a luz refletida de superfícies de água ou pavimentos de pedras. Particularmente útil para mergulhadores e pescadores.
- Lentes espelhadas: Elas reduzem a quantidade de luz que atinge o olho, mas não oferecem nenhuma proteção segura contra a radiação UV.
- Proteção lateral: Óculos de sol com essa função protegem os olhos da luz que entra pelas laterais.
- Lentes dégradé: Elas são de cor escura na parte superior e de cor clara na parte inferior. Assim, elas bloqueiam os clarões a partir de cima, mas permitem uma visão normal para os olhos na parte de baixo. São úteis para motoristas, mas não são recomendadas para a praia nem neve, pois um forte clarão pode vir de baixo.
- Lentes fotossensíveis: Elas escurecem automaticamente quando está claro e clareiam quando está escuro. Dependendo da radiação UV e da temperatura, esses processos normalmente levam menos de cinco minutos, graças a novas tecnologias.
A proteção dos olhos é também frequentemente recomendada por razões clínicas. Isso se aplica principalmente às pessoas para as quais a radiação UV representa um risco maior. Tais pessoas incluem:
- Pacientes com degeneração macular e retinal. Quando em ambiente externo, sempre devem usar óculos com um bom filtro UV.
- Pacientes depois de uma cirurgia de catarata. Os olhos desses pacientes são particularmente sensíveis aos raios UV, pois seus cristalinos naturais foram removidos e substituídos por cristalinos plásticos (lentes intraoculares). Óculos de sol com 100% de proteção UV são necessários para os modelos mais antigos, pois absorvem pouquíssima radiação UV. Já as novas lentes intraoculares possuem proteção UV.
- Pacientes que fazem uso de determinados medicamentos. Medicamentos para psoríase e alguns ingredientes farmacêuticos, como tetraciclina, doxiciclina, alopurinol e fenotiazina, são denominados “medicamentos fotossensíveis.” Eles aumentam a sensibilidade dos olhos aos raios UV. Seu médico lhe orientará sobre a proteção adequada para seus olhos.
Proteção para os Olhos no Trabalho
Uma proteção especial para os olhos também é muito importante em determinadas atividades profissionais. As seguintes atividades apresentam riscos:
- Pó, estilhaços, aparas ou partículas líquidas que resultam durante trabalhos de esmerilhamento, pulverização com areia e trabalhos de corte, como também calafetação e cinzelamento. O trabalho com ferramentas que atuam por explosivos, aparelhos de líquidos ou desengordurantes com jato de vapor também é perigoso
- Substâncias corrosivas ou irritantes, por exemplo, quando trabalhando com soluções ácidas e alcalinas, e quando misturando e aplicando adesivos e materiais de tratamento que usam sprays e método de tratamento por spray
- Luz ofuscante ou radiação prejudicial, por exemplo, durante serviços de solda e trabalho com lasers
- Efeito do calor ou chamas
- Radiação à laser