Problemas de visão apesar de um novo par de óculos?
Você precisa se acostumar a seus novos óculos para conseguir extrair o melhor deles.
Você precisa se acostumar a seus novos óculos para conseguir extrair o melhor deles Seus óculos novos são elegantes e ficam perfeitos em você. O único problema: Você ainda não consegue enxergar com nitidez. Você deve estar se perguntando o que pode estar errado com eles. Por que a sua visão não está perfeita apesar de seus óculos novos? Esses problemas de visão possuem muitas causas diferentes. A boa notícia: Normalmente, o problema se resolve por si mesmo e você pode voltar a seu oftalmologista para pedir ajuda.
Os óculos são uma invenção que permitiu que as pessoas adquirissem a ferramenta perfeita para contrabalançar uma visão deficiente. Independente de ser para miopia, hipermetropia ou presbiopia – a lente correta existe para, virtualmente, qualquer prejuízo visual. Obviamente, se você adquiriu um novo par de óculos e não consegue enxergar nitidamente com ele, você pode ficar bastante frustrado. Entretanto, existem muitas razões diferentes que explicam o porquê de você estar passando por isso:
O período de familiarização
Sempre que você adquire um par de óculos de uma marca nova que você nunca usou antes, você precisa se acostumar a ele. Algumas pessoas precisam de apenas alguns dias para se acostumar aos óculos novos, ao passo que outras podem precisar de até duas semanas. Assim, é absolutamente normal se você só consegue ver o aro da armação na primeira vez que coloca seus óculos. A razão para tanto recai no centro visual do cérebro. Ele primeiro precisa se adaptar às novas e grandemente modificadas condições visuais. Isso também afeta as pessoas que receberam lentes prescritas com um grau diferente de antes ou que escolheram uma nova armação ou um tipo diferente de óculos. Portanto, é importante continuar usando seus óculos constantemente para que seus olhos se ajustem a eles.
Você pode ter demorado muito
É o curso da natureza: Entre 40 e 49 anos, a visão das pessoas começa a decair e elas eventualmente precisarão de óculos. Em um estudo com mais de 20.000 indivíduos, determinou-se que quase 60% de todas as pessoas que realmente precisam de óculos pela primeira vez demoram muito para comprar seu auxílio visual. E, depois de finalmente adquirirem os óculos, seu centro de visão do cérebro precisa se adaptar às novas condições pela primeira vez. Apesar de tudo, isso acontece muito rapidamente. Praticamente todos os ex-não usuários de óculos se perguntam por que não fizeram isso antes.
Aí vai um conselho valioso para as pessoas que já usam óculos e cujo grau aumentou drasticamente (por exemplo, devido a um astigmatismo ou uma miopia graves) por causa de uma demora no controle: O centro no cérebro precisa se acostumar às novas impressões visuais antes de você poder desfrutar novamente de uma visão confortável e perfeita. Portanto, tenha paciência com seus óculos novos. Em geral, um exame de vista a cada dois anos é recomendado para as pessoas que já usam óculos.
Lentes progressivas
As lentes progressivas facilitam uma visão nítida em todas as distâncias. As zonas para diferentes distâncias de visão se combinam continuamente umas com as outras. Isso possibilita ver cada detalhe com clareza – de perto e de longe, sem saltos na imagem. O período de familiarização pode levar até três semanas. Durante esse período, você deve usar seus óculos o tempo todo. A familiarização é especialmente difícil para pessoas mais idosas, se as diferenças entre as faixas de perto e de longe forem grandes. Nesses casos, o período de familiarização pode levar até três semanas.
Uma dica dos especialistas: Se tiver problemas, comece usando seus óculos apenas quando estiver sentado. Vá se adaptando lentamente a suas novas progressivas usando-as, então, quando você se movimenta durante o dia, por exemplo, para subir escadas, dirigir ou praticar esportes. Claro que a qualidade das lentes é de suma importância. Para consultas e ajuda, sempre procure seu oftalmologista.
Stress
Sua pressão sanguínea e sua frequência cardíaca não são as únicas condições que podem ser gravemente afetadas por stress excessivo: Sua visão também pode sofrer. Frequentemente, quanto mais estressado você estiver, mais prejudicada sua visão será.
Dica: Quando estiver pronto para adquirir um novo par de óculos, vá ao oftalmologista ou oftalmologista para fazer os exames o mais relaxado possível. Se você estiver estressado, os resultados de seus exames podem não ser precisos.
Doenças crônicas
Você sofre incidentes ocasionais de algum prejuízo súbito em sua visão apesar de estar usando um par de óculos novo e recém adaptado? Se for assim, você pode ter uma condição crônica, como diabetes ou hipertensão. As duas doenças exercem um impacto enorme sobre a acuidade visual de uma pessoa. Nesse caso, seus problemas de visão não são, provavelmente, causados por seus óculos, mas por grandes flutuações em sua taxa de glicose ou pressão sanguínea. Muitas pessoas sequer imaginam que sofrem dessas condições; portanto, pode ser hora de um check-up.
Medicamentos
Alguns medicamentos também podem prejudicar sua visão. Se você estiver tomando algum medicamento, pergunte ao seu médico se pode ser esse o caso.
Se você ainda não estiver satisfeito e sua impressão visual não estiver melhorando, peça para seu oftalmologista verificar novamente as especificações: Certifique-se que o grau das lentes é o mesmo da prescrição e que as lentes estão centradas. Talvez você também queira reavaliar o ajuste de seus óculos: Óculos que ficam escorregando do nariz ou que não ficam retos podem afetar a correção e, consequentemente, o desempenho visual. O oftalmologista é o especialista que pode realizar todas essas verificações, além de poder enviar suas lentes para uma revisão com o fabricante.
A propósito: Se você tiver qualquer outro problema com seus óculos, por exemplo, com as superfícies das lentes, fale com seu oftalmologista. Ele avaliará as circunstâncias e decidirá se é necessário ou não enviar as lentes para uma revisão no fabricante. Influências mecânicas, térmicas ou químicas podem potencialmente alterar o tratamento. Arranhões nas lentes também podem provocar problemas de visão. Isso já é um tanto desagradável, pois os arranhões não podem ser removidos e as lentes deverão ser trocadas.