Vida profissional

A ZEISS redefine as lentes progressivas!

As exigências colocadas à nossa visão aumentaram enormemente nos últimos anos. A MELHOR VISÃO falou com Laura Rocha sobre como o novo portfólio de lentes progressivas ZEISS leva em consideração esses desafios.

16 outubro 2019
  • Loremipsum

O design das lentes ZEISS é otimizado constantemente para assegurar que elas continuem a atender as exigências dinâmicas que o mundo moderno impõe aos nossos olhos. A ZEISS não deixa nada ao acaso: muitos anos de experiência em óptica, um enorme banco de dados com feedback de usuários de óculos e tecnologias, processos e ferramentas de software especiais próprias da empresa que constituem uma base sólida para criar produtos adaptados minuciosamente às necessidades atuais. A ZEISS garante que lança no mercado apenas produtos avançados tecnicamente e tecnologias completamente testadas. Agora, a ZEISS redefiniu todo o seu portfólio de lentes progressivas, dividindo-o em quatro categorias de desempenho. A MELHOR VISÃO perguntou a Laura Rocha, gerente de produto para lentes progressivas na ZEISS, o que torna as novas lentes progressivas tão especiais.

MELHOR VISÃO: A elaboração do novo portfólio de lentes progressivas ZEISS levou bastante tempo. Em primeiro lugar, por que foi necessário reformular todas as lentes progressivas ZEISS?

Laura Rocha: Se olharmos ao redor e pararmos para pensar um pouco, logo percebemos como nossas vidas mudaram ao longo dos últimos anos. O foco cada vez mais acentuado na imagem que transmitimos e a crescente digitalização da vida diária são dois exemplos importantes. Hoje, somos quase completamente dependentes de dispositivos digitais. Usando computadores, laptops, tablets ou smartphones, estamos sempre em contato móvel com parceiros de negócios, amigos e família. Apesar de as tecnologias modernas nos entreterem e facilitarem o trabalho diário, é importante saber que elas exercem uma pressão adicional sobre os olhos, resultando em fadiga e outros sintomas. A necessidade de mover o foco constantemente de perto para longe e vice-versa requer um grande esforço dos nossos olhos. Infelizmente, eles não são capazes de se desenvolver no mesmo ritmo que o mundo digital e não podem ser "atualizados" como um tablet! A ZEISS, líder nos campos de inovação e tecnologia, apresentou seu novo portfólio de lentes progressivas para atender melhor às necessidades de usuários de óculos nesse "novo" mundo e oferecer-lhes uma visão confortável e sem estresse.

Loremipsum

Hoje, somos quase completamente dependentes de dispositivos digitais. Usando computadores, laptops, tablets ou smartphones, estamos sempre em contato móvel com parceiros de negócios, amigos e família.

Laura Rocha Lentes progressivas ZEISS

MELHOR VISÃO: O que torna as lentes progressivas ZEISS tão especiais em comparação com outras marcas? Quais são as diferenças?

Laura Rocha: Diferenciação é a palavra chave aqui. Em comparação às lentes anteriores da ZEISS e às lentes progressivas de outros fabricantes, o design do novo portfólio de lentes progressivas ZEISS (Link) não leva em conta apenas uma visão suave e natural em todas as distâncias. Agora, aumentamos o foco nas distâncias próximas. Isso abrange tanto as distâncias curtas de visão necessárias para o trabalho diário e uso de smartphones e tablets, quanto a distância de leitura padrão. O design foi otimizado para garantir movimentos oculares dinâmicos de perto para longe e vice-versa. Você pode se mover livremente, sem sinais de fadiga ou tontura. Isso é garantido pela nossa inovação exclusiva: Digital Inside® Technology.

Além disso, a Precision Technology possibilita um equilíbrio excepcional entre uma aparência atraente e uma excelente óptica para todas as prescrições. Todos nós nos preocupamos com a forma como os outros nos veem, como nós mesmos nos vemos, e quão bem vemos!

Muitos fatores, desde pequenos detalhes até complexas tecnologias, asseguram a exclusividade das lentes progressivas ZEISS. Não apenas porque elas oferecem os benefícios já mencionados, mas também porque as lentes se encaixam em qualquer armação. Como sabemos, as tendências da moda mudam cada vez mais rápido. A característica especial das lentes progressivas é permitir que o usuário desfrute de uma visão confortável em todas as distâncias de visão. Entretanto, isso pode mudar se ele comprar uma nova armação. Até agora, oculistas enfrentavam o desafio de encontrar um equilíbrio entre as lentes progressivas "antigas" e as novas lentes na nova armação para minimizar qualquer prejuízo na qualidade e no conforto visual do usuário.

Uma inovação mundial, a Adaptation Control™ Technology desenvolvida por nós permite que oculistas levem em consideração os antigos hábitos de visão e a nova prescrição do usuário ao posicionar a nova zona de perto. Isso evita qualquer comprometimento da visão de perto se o usuário necessita de lentes com grau maior. O resultado: uma adaptação mais rápida e mais fácil!

Além disso, a FrameFit®+ Technology facilita a configuração das zonas de visão das lentes progressivas para formatos de armação incomuns, por exemplo, os óculos estilo aviador atualmente na moda. Armações da moda e lentes progressivas – um conflito irreconciliável? Não mais!

MELHOR VISÃO: Como as necessidades dos usuários de lentes progressivas mudaram?

Laura Rocha: Estamos exigindo cada vez mais das nossas lentes. Há apenas alguns anos, nunca teríamos sonhado com alguns dos desafios que enfrentamos hoje nas nossas vidas cotidianas. Estamos trabalhando na zona de perto para incorporar as distâncias cada vez mais curtas exigidas por dispositivos como smartphones e tablets (cerca de 35 cm). Isso significa mais esforço para os olhos. Todos nós queremos ter uma visão nítida sempre, mesmo quando precisamos mover os olhos constantemente de uma distância a outra. Isso leva à fadiga ocular. Gostaríamos de ser dinâmicos, portanto não desejamos que nossas lentes progressivas se tornem um obstáculo. Queremos ter uma boa aparência e ver bem, independente da prescrição indicada. A personalização e adaptação ao estilo de vida do usuário estão se tornando cada vez mais relevantes. Cada um de nós é único, e todos temos nossas próprias necessidades pessoais.

Tecnologias ZEISS

Precision Pure

Precision Plus

Precision Superb

Individual 2

Otimizadas para os olhos

Otimizadas para os olhos + armação

Otimizadas para os olhos + armação + rosto

Otimizadas para os olhos + armação + rosto + atividades diárias principais

IndividualFit® Technology

ZEISS Luminance Design®  Technology

FaceFit Technology

Adaptation Control Technology

FrameFit®+ Technology

Digital Inside® Technology

Precision Technology

MELHOR VISÃO: Qual o papel da moda nas lentes progressivas?

Laura Rocha:  O fator estético é muito importante – não apenas ao escolher a armação, mas também para o desenvolvimento das lentes. Na ZEISS, sempre procuramos a combinação perfeita entre armação, lentes e qualidade visual do usuário. É por isso que a Precision Technology é tão vital, e uma característica padrão de todas as novas lentes progressivas. Essa tecnologia permite o equilíbrio perfeito entre as propriedades estéticas da lente e a qualidade visual experimentada pelo usuário – para todas as potências dióptricas.

Hoje em dia, desfrutamos de um alto grau de liberdade nas nossas vidas cotidianas. Então, por que deveríamos aceitar comprometer nosso estilo de vida, ou nossa aparência?

MELHOR VISÃO: Infelizmente, muitas pessoas ainda evitam comprar seu primeiro par de lentes progressivas. Elas pensam que terão problemas para se adaptar. Qual conselho você daria a essas pessoas?

Laura Rocha:  A nova lente progressiva coloca esse problema no passado. Um progresso gigantesco foi alcançado nas tecnologias utilizadas para o desenvolvimento e produção de lentes. Os oculistas não precisam mais dizer aos pacientes: «Pode ser que leve um tempo para você se adaptar». Parâmetros fisiológicos e hábitos visuais desempenham um papel importante no desenvolvimento de lentes modernas. Isso torna a adaptação mais fácil e rápida.

Um exemplo simples: Pela primeira vez, foi apresentada uma zona de visão de perto dupla, adequada para uso tanto analógico quanto digital, que oferece ao usuário uma visão confortável não apenas em distâncias curtas, mas também otimiza a postura do pescoço e das costas ao usar tablets, smartphones, computadores, etc.

Parâmetros fisiológicos e hábitos visuais desempenham um papel importante no desenvolvimento de lentes modernas. Isso torna a adaptação mais fácil e rápida.

Laura Rocha Lentes progressivas ZEISS

MELHOR VISÃO: Vamos falar agora da IndividualFit® Technology e da Luminance Design® Technology: qual o segredo por trás dessas duas tecnologias, e por que elas oferecem um maior nível de personalização? A que tipo de usuário essas tecnologias se destinam?

Laura Rocha:  O segredo está dentro de nós. Essa afirmação pode soar bastante mística, o que não a torna menos verdadeira. A verdade é que ambas as tecnologias são baseadas na nossa própria "realidade" pessoal. A Luminance Design®  Technology incorpora o diâmetro real da pupila do usuário, que varia de uma pessoa para outra, enquanto a IndividualFit®  Technology leva em conta o perfil de visão do usuário e sua atividade principal.

O processo de design inclui o diâmetro da pupila ou a luz incidente sobre a retina. Se um único raio de luz é utilizado para esse fim, obtemos um diâmetro pequeno ou nulo como resultado. Vamos um pouco mais longe. A Luminance Design®  Technology usa um diâmetro médio da pupila de 3,3 mm ou, em outras palavras, uma luz incidente sobre a retina com 3,3 mm de diâmetro. Isso está muito mais próximo da realidade, não é? Para calcular esse diâmetro, usamos o diâmetro de pupila típico para a idade do usuário e a situação de iluminação encontrada no ambiente da sua atividade principal. Isso resulta em uma transição suave das zonas embaçadas das lentes progressivas (indefinidas por razões ópticas) às áreas de visão nítida. Para os usuários, isso é como se estivessem "nadando" quando movem os olhos de um lado a outro da lente, ou quando estão se movendo. Por fim, mas não menos importante: o desempenho visual do usuário é melhorado em situações de pouca iluminação e ambientes fechados, quando as pupilas estão dilatadas.

MELHOR VISÃO: É absolutamente incrível o trabalho envolvido na produção de lentes progressivas. Mas por que a área de atividade principal do usuário é tão importante para a produção de lentes progressivas?

Laura Rocha:  Todos nós temos necessidades visuais diferentes – especialmente no trabalho e nas nossas atividades de tempos livres. É aí que entra o segredo da IndividualFit®  Technology. Ela permite a personalização das zonas visuais de acordo com os hábitos visuais do usuário. Um exemplo: Gêmeos idênticos têm tudo em comum – incluindo seu DNA! Isso significa que eles precisariam exatamente do mesmo tipo de lentes progressivas, mesmo se um trabalhasse como policial, e o outro como escritor? A resposta é: sim! Com a ZEISS, isso seria possível. Independente da possibilidade de graus um pouco diferentes, as zonas de visão das lentes Individual 2 da ZEISS podem ser otimizadas para as necessidades visuais diferentes resultantes das suas profissões. A zona de perto do escritor seria aumentada em 30%, e a zona intermediária (ou de progressão) do policial em 28%. Dessa forma, ambos recebem o melhor design de lentes progressivas para seu trabalho diário.

MELHOR VISÃO: Quais das novas tecnologias de lentes progressivas são mais interessantes para você, pessoalmente?

Laura Rocha:  Fico muito feliz por você ter feito essa pergunta! O novo portfólio de lentes progressivas ZEISS atende os requisitos de todos os usuários. Todos nós somos únicos, e cada um tem suas próprias necessidades individuais. É por isso que não posso especificar uma tecnologia em particular. O que gostaria de salientar, no entanto, é como as novas lentes progressivas ZEISS são engenhosas e, ao mesmo tempo, simples. Essas lentes foram testadas com pessoas reais, são simples de entender, facilitam o trabalho do oculista e superam as expectativas de todos os usuários.

Este é apenas o início de uma revolução na área das lentes de óculos.

Laura Rocha Lentes progressivas ZEISS

MELHOR VISÃO: Olhando para o futuro, daqui a dez anos... As lentes progressivas continuarão evoluindo, ou este é o fim da linha em se tratando de capacidades de produção?

Laura Rocha:  O fim da linha? De jeito nenhum! Este é apenas o início de uma revolução na área das lentes de óculos. Acho que é compreensível que eu não posso dar informações sobre inovações futuras. Afinal, é sempre bom surpreender as pessoas. E a ZEISS vai surpreender a todos, eu garanto.
Você ficou curioso?

VISÃO MELHOR: Definitivamente!

Laura Rocha:  Eu gostaria de dizer mais uma coisa:
Durante a entrevista, você me perguntou sobre os segredos por trás das novas tecnologias de lentes progressivas da ZEISS. Graças à excelente colaboração global dentro da equipe de desenvolvimento da ZEISS, será muito difícil copiar o novo portfólio de lentes progressivas. Isso nunca teria sido possível sem o engajamento e o desempenho de todos os colaboradores de diversos países, que enriqueceram o desenvolvimento com suas ideias e sua experiência. A ideia não veio de um único departamento, mas foi o resultado de muitos indivíduos trabalhando em equipe dentro da empresa. Para mencionar alguns deles: David Sinnott despertou nosso interesse no enorme potencial que esse projeto oferecia, e foi a ideia de Claude Labeeuw (EUA) que provocou o desenvolvimento da tecnologia Inside Digital. O departamento de marketing conseguiu tornar o portfólio claro e compreensível com a ajuda dos ícones. Os requisitos e o feedback dos nossos colegas franceses e espanhóis levaram mais tarde ao desenvolvimento do aplicativo de lentes progressivas para o oculista. E, é claro, também gostaria de mencionar os esforços incansáveis dos nossos cientistas e engenheiros da área de desenvolvimento técnico. E muito obrigada a Manuela Weinreich que, em sua função como gerente de produto, fundiu todas as partes dos projetos em um todo coerente e manteve tudo dentro do foco em todos os momentos. Isso criou as bases perfeitas para que Christoph Winter, Anke Hensler e eu pudéssemos implementar o lançamento do projeto em cada país.


Compartilhar este artigo