Óculos para pilotos – Visão perfeita mesmo acima das nuvens
Profissionais ou amadores, pilotos precisam de óculos que os permitam ver claramente, até mesmo em condições extremas de luz e clima.
Óculos para pilotos têm um trabalho difícil: mais do que em praticamente qualquer outro uso, eles devem otimizar a visão do usuário com perfeição e compensar condições extremas de visibilidade. Para pilotos amadores, de planador, asa-delta, parapente e profissionais aeroespaciais: MELHOR VISÃO com óculos perfeitos para pilotos.
Pilotos exigem óculos que sempre garantam uma boa visão, tanto em curtas quanto longas distâncias. Essa não é uma tarefa fácil, já que a visibilidade e as condições de luminosidade acima das nuvens são extremas, e podem mudar a qualquer momento. Os pilotos precisam ser capazes de ver corretamente objetos como torres e tráfego aéreo, ao mesmo tempo que precisam conseguir ler perfeitamente detalhes pequenos, como instrumentos de cabine, e perceber cores com precisão, a fim de entender os sinais de forma clara e correta.
Óculos ideais para pilotos: lentes fotocromáticas com ZEISS Skylet®
Com as lentes de proteção Skylet®, a ZEISS desenvolveu uma tecnologia especial para esses exigentes requisitos que garante uma visão perfeita para todas as altitudes e condições de luminosidade, tanto para pilotos amadores como profissionais. Lentes de proteção solar Skylet® têm 100% de proteção UV, reduzem o brilho inconveniente e também melhoram a visão de contraste em condições de luminosidade extremas. Isso não é apenas conveniente – também contribui bastante para uma maior segurança.
Uma opção particularmente adequada para pilotos é a variante "fun" das lentes de proteção solar Skylet®: Skylet® fun com 70% de redução de luz – a lente de prescrição Skylet® mais brilhante com um apelo estético na cor marrom avermelhada. Elas conseguem o nível de contraste de cor mais alto possível da lente com uma luminosidade ambiente média – ideal para condições de luz turva.
Para os que preferem tons mais escuros, recomendamos a variante "road" da Skylet ZEISS, com uma atraente tonalidade marrom de 80% – ideal para a luz solar de média intensidade do típico verão da Europa central. No entanto, pilotos não devem usar óculos mais escuros do que isso: para evitar uma influência excessiva na sua capacidade de distinguir cores, a Autoridade Federal Alemã de Aviação desaconselha o uso de lentes com uma tonalidade que exceda 85%.
Importante: por que os pilotos devem evitar filtros de polarização para os seus óculos
Lentes de óculos de sol ou de prescrição com filtros de polarização não são adequadas para a maioria dos pilotos. Normalmente, esses filtros proporcionam proteção contra reflexos, mas sempre devem ser evitados por pilotos, uma vez que a combinação da estrutura especial de muitos para-brisas de cabine com o efeito das lentes de polarização pode prejudicar rapidamente a visão do piloto, impedindo-o, por vezes, de sequer notar certos sinais. Em determinadas condições meteorológicas, algumas aeronaves podem ser difíceis de serem detectadas visualmente, ou serem apenas reconhecíveis pela luz do sol refletindo em sua parte exterior. Se essa reflexão é bloqueada por um filtro de polarização adicional dos seus óculos, o piloto pode não ver a outra aeronave, criando uma situação de risco... Além disso, dependendo da posição da cabeça do piloto, pode ser impossível ler os visores LCD (instrumentos, dispositivos de navegação, etc.) com tais lentes, ou eles podem ser percebidos simplesmente como superfícies escuras.
Perfeitas para pilotos: Lentes gradientes ZEISS
Ao escolher óculos de sol, os pilotos devem sempre procurar tonalidades de lentes neutras (seu oculista ZEISS terá o prazer em aconselhá-lo sobre a vasta gama de opções). As lentes de proteção solar Skylet®da ZEISS são especialmente concebidas para situações de uso em que são importantes uma maior proteção UV e contra o ofuscamento, além de uma visão de alto contraste. Nesse caso, "alto contraste" significa a capacidade de diferenciar melhor as cores, de modo que um campo verde ao longe seja claramente – e inequivocamente – percebido como verde. Isso também permite aos pilotos "ler" melhor as condições meteorológicas, especialmente mudanças de nuvens. Assim, qualquer comprometimento da capacidade do piloto em reconhecer cores é eliminado em grande parte, de modo que todos os instrumentos possam ser lidos perfeitamente e de forma confiável – como acontece com as variantes Skylet® "fun" e "road".
Muitos óculos de sol fotocromáticos ou óculos com lentes de prescrição, que filtram principalmente a parte azul do espectro da luz, prejudicam essa percepção de cor. É por isso que autoridades como a Autoridade Federal Alemã de Aviação desaconselham claramente o uso de tais lentes. No entanto, para aqueles que valorizam um pouco de cor, as novas lentes gradientes da ZEISS oferecem uma variante segura, especificamente adaptada para o uso em aeronaves. Por exemplo, a parte superior da lente pode ser colorida em marrom escuro e a parte inferior de uma cor mais clara, o que torna mais fácil ler os instrumentos da cabine. Lentes com redução de luz ideal, uma paleta de cores neutras e 100% de proteção UV correspondem às rigorosas exigências para lentes de pilotos profissionais definidas por parte das autoridades e associações de pilotos.
A propósito: pilotos devem evitar óculos de sol com lentes fototrópicas ou fotossensíveis. Óculos de sol com lentes fotossensíveis sempre precisam de alguns segundos para se ajustar às alterações nas condições de luminosidade e UV.
Segurança e visão confortável com lentes progressivas
Mais cedo ou mais tarde, a maioria dos pilotos que usam óculos vão se ver nessa situação: deixam de conseguir ver, com a mesma nitidez, objetos distantes e objetos próximos. Para pilotos, isso é mais do que um inconveniente – também apresenta um perigo potencial. Lentes progressivas com tecnologia da ZEISS foram experimentadas e testadas para combater esse problema em uso dentro de aeronaves. Elas são perfeitamente adaptadas para se ajustarem ao usuário – como um terno sob medida – e oferecem aos pilotos uma visão nítida tanto para objetos à distância (torres e tráfego aéreo) quanto próximos (por exemplo, visores de instrumentos na cabine ou mapas). Combinadas com lentes de proteção solar Skylet® , esses são os óculos perfeitos para pilotos.
O que é importante na escolha de armações de óculos?
É importante que ela tenha uma boa cobertura. Boas armações de óculos para pilotos incluem estilos amplos com lentes curvas: elas contornam o rosto delicadamente para atenuar de forma eficaz a luz difusa que, de outro modo, ofuscaria os olhos do usuário pela lateral ou por trás. As hastes devem ser finas e não muito afastadas da cabeça, de modo que o headset do piloto possa funcionar corretamente. Como regra básica, armações de óculos para pilotos devem ser confortáveis de usar por longos períodos, e não apertadas. Isso é fácil se você observar algumas regras.
Dica: se você levar o headset para o oculista, ele será capaz de considerar o tamanho dele para recomendar a armação perfeita. Se você realmente quer ficar do lado seguro, pergunte se você pode levar a armação emprestada para testá-la. Seu oculista ZEISS terá prazer em ajudá-lo.
A propósito:
muitos pilotos completam seus óculos com um acabamento de lente poderoso, como DuraVision® Platinum da ZEISS, a fim de protegê-los contra riscos e outros danos do ambiente.
Image: i.stockphoto.com © Stacey Newman