Garantia de qualidade para a bandeja de bateria
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Insights em relação à bandeja de bateria
A bandeja da bateria é o receptáculo da bateria no carro. Ela deve ser mecanicamente estável e fixada a toda a carroceria. No entanto, ela não é mais uma peça única simplesmente fixada a um veículo elétrico. Além disso, a bandeja agora está totalmente integrada à carroceria do carro. O complexo projeto de solda de alumínio contém todas as células da bateria, conectores e unidades de controle. Além disso, as baterias incluem vários módulos de bateria.
Posição e dimensões
A expansão térmica da bateria durante o carregamento e a condução podem causar torção e dobra na bandeja. Uma variedade de características dimensionais, como comprimento, diâmetro e posição das ranhuras, deve ser medida usando amostragem aleatória ou uma inspeção automatizada completa no final da linha. O grande número de recursos requer ciclos de inspeção rápidos envolvendo medição multissensor. Os scanners ópticos a laser sem contato da ZEISS podem extrair dados de recursos rapidamente, enquanto os sistemas de sonda tátil podem alcançar rebaixos e outros recursos ópticos desafiadores.
Qualidade das juntas soldadas
A bandeja deve estar corretamente integrada na carroceria do carro devido à grande quantidade de energia nas células da bateria – e para garantir a segurança da bateria em caso de colisão. Os pontos de conexão (ou seja, parafusos soldados) o prendem ao restante da carroceria do carro. O tamanho e a localização desses pontos soldados são importantes para o processo de montagem totalmente automatizado da bandeja da bateria e para que a conexão estrutural suporte forças de carga durante a condução, carregamento e em caso de acidente. Todos esses requisitos levam a uma grande variedade de características diferentes que podem ser cobertas com sistemas de sonda flexíveis definidos pelo usuário ou por varredura de nuvens de pontos com sensores ópticos ZEISS.
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Medição em linha na produção
Devido ao grande número de elementos geométricos e juntas de solda a serem medidos, bem como ao tamanho da bandeja da bateria, longos ciclos de medição e inspeção são alcançados rapidamente. Como a bandeja da bateria, enquanto componente fundamental de segurança, é frequentemente necessária para um monitoramento completo, é preciso ter uma solução em linha para produção, além da medição de referência na sala de medição, na qual os elementos mais importantes são medidos. A ZEISS oferece vários sistemas de sensores para medição em linha e tecnologia de inspeção. Os sensores são movidos por robôs industriais para os recursos a serem medidos, o que significa que um tempo de medição muito curto pode ser alcançado sem a necessidade de ejetar adicionalmente a bandeja da bateria.
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Aquisição de geometria de campo completo
As máquinas de medição óptica permitem a medição de campo completo da bandeja da bateria com projeção de franja de alta precisão. Elas digitalizam a peça em um tempo curto a partir de diferentes direções de visualização – com alta precisão e resolução de detalhes. Os sensores criam dados de medição absolutos, livres de correlação e rastreáveis.
O usuário obtém milhões de coordenadas 3D distribuídas em campo completo que podem ser comparadas ao modelo CAD para detectar desvios e identificar defeitos, como deformações, por exemplo. Usando dados CAD e planos de inspeção, o software cria automaticamente as posições do sensor e os caminhos do robô necessários para a aquisição.
Gêmeo digital para processo e controle de qualidade
O resultado da medição é a cópia digital, um gêmeo digital geométrico que mostra a geometria real da bandeja da bateria. Os recursos de inspeção relacionados ao processo, como a localização dos furos de fixação, podem ser extraídos da nuvem de pontos 3D e avaliados em uma análise de tendência. Com análises de tendências baseadas em medições de campo completo, as mudanças no processo de produção podem ser detectadas em um estágio inicial. Durante a análise do problema, os desvios de superfície codificados por cores da nuvem de pontos 3D facilitam o alcance da geometria CAD nominal desejada. Ao usar as funções GD&T, é possível calcular o perfil de superfície ou o nivelamento das superfícies de vedação ou dos compartimentos individuais da bateria. Da mesma forma, a altura e a posição do cordão de vedação são fáceis de serem capturadas.
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Montagem digital
Na montagem digital, é possível avaliar a interação dos módulos de bateria com a bandeja de bateria. As situações de montagem podem ser simuladas e otimizadas por meio de diferentes alinhamentos locais. Também é possível responder facilmente às perguntas sobre mudanças no tamanho da lacuna causada pela deformação térmica dos módulos de bateria após os testes de ciclo. Os desvios de superfície entre o módulo da bateria e a bandeja da bateria também podem ser usados para calcular o volume da pasta condutora de calor necessária para os compartimentos individuais da bateria.
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