Garantia de qualidade para pilhas de chapas
Insights em relação a pilhas de chapas
A pilha de chapas é construída com muitas chapas avulsas, incluindo a geometria da ranhura da seção transversal para os pinos, ranhuras de ímã permanente e o diâmetro externo e interno do conjunto da pilha de chapas. As chapas 2D avulsas proporcionam a base para a construção de pilhas de chapas para rotores e estatores. As chapas avulsas são perfuradas ou cortadas a laser em chapas de aço elétrico e têm menos de 1 mm de espessura. As pilhas de chapas finais requerem uma grande quantidade de chapas avulsas.
Inspeção das chapas
A geometria da chapa 2D define as dimensões do estator final e das ranhuras do ímã permanente. É por isso que é tão importante medir essas dimensões rapidamente e com alta precisão. Uma solução ideal é utilizar a tecnologia multissensor da ZEISS, como câmeras 2D e sensores de luz confocal, para medir o nivelamento de cada chapa avulsa. O nivelamento e a inexistência de rebarbas são fatores-chave para garantir uma pilha de chapas perfeitamente construída e fácil de montar.
Qualidade da montagem
Durante a montagem da pilha de chapas, o posicionamento das chapas avulsas para soldagem a laser exerce grande impacto sobre a geometria das ranhuras do estator e do rotor, que são acopladas aos pinos e aos ímãs. Após a soldagem, é importante inspecionar as dimensões e posições das ranhuras, bem como a altura e os diâmetros da pilha de chapas. As características de contorno na montagem também são importantes para o processo de inserção dos pinos e dos ímãs. A máquina de medição por coordenadas de multissensor ZEISS pode ser combinada com câmeras 2D e sensores confocais de luz branca para realizar inspeções ainda mais completas propiciando a garantia de qualidade na qual você pode confiar.