Quando se trata de fazer o diagnóstico correto, há pequenos detalhes que, muitas vezes, fazem toda a diferença. Eis por que a Agfa-Gevaert HealthCare GmbH coloca requisitos rigorosos à produção de seus dispositivos. Por esta razão, a empresa conta com tecnologia de medição da Carl Zeiss para a inspeção da qualidade de discos ópticos para radiologia. Em vez de 45, o ciclo de medição para um disco óptico é agora de apenas três minutos.
Diagnóstico radiográfico confiável
O desafio: planicidade absoluta
Um dos maiores desafios na produção de discos ópticos para fotografia radiográfica digital é a sua planicidade. Os discos devem ser perfeitamente planos para garantir que eles possam fornecer imagens detalhadas e confiáveis. Afinal de contas: as áreas borradas na imagem tornam o diagnóstico mais difícil. Na pior das hipóteses, os médicos poderiam ignorar fraturas e tumores.
O problema: o material deforma-se durante o processo de fabricação, dando origem a curvaturas que são invisíveis a olho nu, mas que, no entanto, têm um efeito significativo sobre as imagens.
Solução: scanner óptico a laser linear
A Agfa usa primeiro um apalpador óptico de ponto único para garantir a planicidade dos discos ópticos. Um ciclo de medição de 45 minutos é muito tempo. Além disso, o apalpador faz o disco vibrar, retirando confiabilidade à medição.
A Agfa vem utilizando, desde o outono de 2009, uma máquina de medição tipo Portal ACCURA com scanner óptico a laser linear da divisão de Metrologia Industrial da Carl Zeiss. O sensor verifica o disco em 16 trajetos e gera no disco 1470 pontos de imagem definidos com precisão, em apenas três minutos. O software CALYPSO exibe esses pontos com uma ampliação 100x para tornar a curvatura visível a olho nu. Graças à medição sem contato, os discos ópticos sensíveis não são deformados nem danificados. Ao mesmo tempo, a Agfa recebe informações com uma precisão milimétrica sobre o corpo-de-prova.
Benefícios para o cliente: tempo de medição reduzido para 10 por cento
Com LineScan, a Agfa tem sido capaz de reduzir o tempo necessário para a medição em mais de 90 por cento. Agora, bastam apenas cerca de três minutos para cada disco. Como resultado, a empresa é capaz de inspecionar cada um dos 30 000 discos produzidos anualmente. "Como um fabricante de produtos médicos, nós devemos ser capazes de fornecer informações completas e verificá-las para cada peça individual. Portanto, podemos documentar cada inspeção da qualidade em cada etapa da produção", refere Maximilian Fischer, gerente da produção (metal para chapas) na Agfa. A Agfa estabeleceu um precedente. Os parceiros e outros locais estão impressionados com a experiência positiva com o novo processo de medição.
A Agfa-Gevaert HealthCare GmbH é um fabricante líder em TI e sistemas de imagem para instalações de saúde. Especializou-se em radiografia digital. A linha de produtos da empresa inclui discos ópticos, em que o radiologista capta os raios x; a cassete, na qual eles são armazenados; soluções para a leitura, visualização e impressão das imagens. Em Peissenberg, na Alemanha, a empresa fabrica os suportes de discos ópticos, onde as imagens de raios x são salvas.