Alguns meses atrás, a Pankl Racing Systems, com sede na Áustria, equipou suas máquinas de medição por coordenadas com um apalpaldor de diamante. A decisão se provou certeira: a Pankl observa menos desgaste, mais precisão e menor tempo de inatividade das máquinas. A empresa austríaca também começou a usar um apalpador revestido de diamante da ZEISS e está muito satisfeita.
Empresa do setor automotivo escaneia peças com apalpadores de diamante
O desafio: um nível de precisão ainda mais alto
Os engenheiros sempre tentam ampliar os limites da viabilidade técnica com demandas de precisão maiores a cada ano que passa. Anos atrás, isso levou o fornecedor de peças automotivas Pankl, que produz, entre outras coisas, barras de conexão para carros de corrida, a trocar medições de pontos discretos por escaneamento de precisão. Mas, como estavam em contato constante com as peças em medição, as pontas dos apalpadores de nitreto de silício estavam sofrendo desgaste de até 1 micrômetro por dia – o que é muito quando o objetivo é garantir a precisão dos resultados de medição sem realizar outros testes. Por isso, a Pankl requalificava seus apalpadores duas vezes por dia e, a cada uma delas, a máquina de medição por coordenadas ficava inativa por 15 minutos. Além disso, a substituição de um apalpador usado por um novo uma vez por dia não era uma ocorrência incomum.
A solução: diamantes para o escaneamento
Apesar de qualificar e trocar o apalpador continuamente ter se tornado normal ao longo dos anos, Mario Pichler, Diretor de Metrologia Estratégica da Pankl Racing, não estava satisfeito com o processo. Quando membros da equipe de campo da ZEISS Industrial Metrology mencionaram o novo apalpador com revestimento de diamante, Pichler se interessou. No final de 2015, ele pediu emprestado, para teste, um apalpador – inicialmente, a versão mais cara, de diamante – para um dos dois sistemas ZEISS PRISMO usados na inspeção de barras de conexão. Imediatamente a Pankl começou a usar também um dos apalpadores revestidos de diamante. Outra máquina de medição para verificações durante o processo será equipada com um apalpador de diamante. Contudo, nas etapas do processo que não requerem escaneamento, tudo permanecerá como está por enquanto.
"Não observamos nenhum desgaste até o momento. A troca definitivamente valeu a pena."
Mario Pichler, Head of Strategic Metrology
O benefício: aumento do tempo de atividade das máquinas
A empresa começou a usar um apalpador de diamante em 17 de novembro de 2015, para a inspeção final de todas as barras de conexão para motores de carros de corrida. Um escaneamento dura 3 minutos e proporciona um número bem maior de valores de medição do que uma medição de ponto discreto, aumentando, assim, a confiabilidade dos resultados. E qual é o estado do novo apalpador? "Não observamos nenhum desgaste até o momento", diz Pichler, depois de um ano de uso do apalpador. Isso também eliminou a requalificação necessária, que consumia muito tempo, e a necessidade de substituir apalpadores que não podiam mais ser utilizados. De acordo com Pichler, "a troca pelos apalpadores com revestimento de diamante e diamante valeu muito a pena." E os resultados estão estimulando-o a pensar no futuro: ele agora considera a possibilidade de usar esses apalpadores na área de fabricação de caixas de câmbio.
Com sede em Kapfenberg, na Áustria, a Pankl Racing Systems AG desenvolve, produz e vende sistemas de motor e direção, além de peças de chassis para carros de corrida, automóveis de luxo e helicópteros. A Pankl fabricou suas primeiras barras de conexão para carros de corrida em 1985. Hoje, a divisão de carros de corrida da empresa é líder de mercado para sistemas de motor e direção. Os sistemas de motor são fabricados em Bruck an der Mur, na Àustria, e em Irvine, na Califórnia, e os sistemas de direção são montados em Kapfenberg e Bicester, no Reino Unido. Em nível global, a Pankl tem cerca de 1.300 funcionários.